sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Olimpíada da Vida

No mundo Capitalista em que vivemos, a sociedade se depara com o que podemos considerar “Capitalismo Selvagem”, onde o que predomina é o incentivo à competição na busca de resultados. A valorização do “Ter” em detrimento do “Ser”, e onde o valor do ser humano é medido pelas riquezas que acumula.

Nesta luta pelo “Ter”, quase tudo é permitido. Os fins justificam os meios, e o prazer e a satisfação pessoal, são vistos como algo que podemos comprar em um balcão de loja de um Shopping Center qualquer.

Este tipo de prazer dura tão pouco quanto uma corrida dos cem metros rasos em uma olimpíada. Logo volta a insatisfação, que gera nova busca, e mais competição.
A velocidade dos avanços tecnológicos contribui, decisivamente para isso, pois o que é novo hoje, torna-se ultrapassado na semana seguinte.

Tais comportamentos se refletem em todos os seguimentos sociais: político, cultural, social, educacional, familiar e pessoal. Vale tudo para se chegar ao “podium”.

Talvez estejamos tão longe de encontrar a solução para estes problemas, quanto à distância que separa a largada e chegada de uma maratona. Todavia, só o fato de refletirmos sobre estes assuntos, abrem as portas para encontrarmos novos caminhos.

No “podium” da vida, mais importante do que a cor da medalha que se coloca sobre o peito, são as “cores” dos sentimentos que temos dentro dele!

Nenhum comentário: