sábado, 11 de abril de 2009
Um Gato Bilíngue
... Excepcional figura, “Toninho faz tudo”; era assim que todo mundo o costumava definir.
Não havia nada que não soubesse fazer. Como costumam dizer por ai; era “pau pra toda obra”.
A vizinhança sentia-se segura com “Toninho” por perto. A torneira enguiçou, o chuveiro queimou, um jeitinho no carro que não pega? Nada parecia ser problema sem solução para o nosso amigo de “mil e uma utilidades”.
Até ai tudo bem, só não esperava presenciar os acontecimentos daquele dia no centro da cidade:
Edifício Avenida Central no coração do Rio de Janeiro. Enquanto procurava uma peça para o meu computador, li um anúncio bem grande na porta de uma das lojas:
“Hoje, palestra sobre técnicas de marketing. Participe!”
Como tinha toda a manhã livre, decidi entrar e aprender um pouco mais.
Meu espanto foi grande, quando ninguém menos que o meu velho conhecido “faz tudo” entrou para palestrar. Todo “engravatado” e roupa alinhada. Nada parecido com o mesmo “Toninho”, que eu tinha visto outro dia engraxado, debaixo de um carro. Falou com tanta clareza e autoridade no assunto, que ao final todos aplaudiram de pé.
Não podia deixar de ir cumprimentá-lo e saber dele a explicação para aquele episódio surpreendente. E ele então me contou a seguinte estória:
- “Certa ocasião, um gato perseguia um rato. Vendo seu fim próximo, o rato tratou de se enfiar no primeiro buraco que encontrou, até que o gato desistisse e pudesse sair.
O gato continuava do lado de fora com seus miados, aguardando a sua presa. Minutos depois, em lugar dos miados, latidos, e o rato então achou que algum cachorro havia afugentado o gato. Considerou então que já podia sair em segurança.
Bastou colocar a cabeça pra fora do buraco e o gato o pegou. Vendo o desespero do rato o gato explicou: - “Quem mais de uma língua já sabia, não fica sem o prato do dia!”.
Assim era “Toninho faz tudo”: um cidadão de “muitas línguas”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário